segunda-feira, outubro 19, 2009

O Centro Histórico tá ficando "Rique"!


Foto: Reprodução
.
Bolevard, com lojas modernas, restaurantes, bares, teatro, cinemas, galerias de arte, escritórios, moradias (algumas de frente pra o mar)... Esse vai ser o novo "Rique" Centro Histórico de Salvador.
.
Pelo menos é o que promete Luciana Rique, uma das quatro herdeiras do fundador do Iguatemi, Newton Rique, que já adquiriu 35 casarões no Santo Antonio Além do Carmo, e que pretende comprar outros 15. Até o momento foram investidos R$ 40 milhões. "O investimento total só saberemos mais adiante", informa Luciana à revista Muito do Jornal A Tarde.
.
Com a promessa de abertura das primeiras lojas até o final do próximo ano, Luciana, antes, porém, pretende cuidar dos espaços públicos do bairro e incrementar alguns projetos sociais.
.
"Meu projeto vai daqui, da Praça do Santo Antônio, até a Ladeira do Boqueirão. Eu quis fazer um projeto de rua para Salvador porque acho que aqui não existe um lugar de rua onde você pode sair pra passear com a família, com os amigos, ir num cinema, num restaurante, num bar... Só dentro de shopping mesmo", diz a investidora.
.
A realização da Semana Iguatemi de Moda no Santo Antônio Além do Carmo não foi por acaso.
.
Segundo Luciana Rique, o contato com o poder público se dará, quando o projeto estiver pronto, através da associação dos amigos do Santo Antônio Além do Carmo. Será buscado apoio para infraestrutura (enterrar fiação) e uma adoção da praça.
.
"Muita gente vai querer morar aqui, ter negócio aqui... Não quero que seja como no Pelourinho, onde quem chega acaba tudo e pronto. Todos os investimentos vão embora", comenta Luciana.
.
Enquanto isso na batcaverna:
No Pelourinho, o Governo do Estado discursa, promete inclusão social, mas fazer que é bom, nada! Confira aqui.

4 comentários:

Bahia Preciosa disse...

O Pelourinho chega lá !

Saudações,
Roberto

BAHIA PRECIOSA

RUA ORDEM TERCEIRA Nº 9 (ANTIGA RUA INÁCIO ACIOLLY).
PELOURINHO - SALVADOR - BAHIA - BRAZIL
CEP: 40026-260

FONE: 55 - 71 - 3242-5218
CELULAR: 55 - 71 - 8604-8491
BLOG: http://bahiapreciosa.blogspot.com
EMAIL: bahiapreciosa@gmail.com

Anônimo disse...

A iniciativa privada, assim como o governo tem suas estratégias de marketing, e temos q ler o q é dito nos jornais com um pé lá outro cá.
Assim como a Semana Iguatemi de Moda não foi por acaso, a enorme matéria na revista Muito desse final de semana tmbm não.
A LGR diz ter gasto 40 milhões em 35 casas. Vc q conhece a Rua Direita viu alguma casa reformada nos últimos meses? Claro tem várias pousadas reformadas, uma casa branca de fachada contemporânea q na verdade pertence a um Holandês, e só! Nada da LGR, a não ser o casarão Amarelo.
É certo q a iniciativa privada prefere aquelas bandas do centro histórico afinal não é de agora que investimentos são aplicados lá. A LGR seria apenas mais um investidor, talvez o maior investidor da rua, e tá dando uma valorizadinha graças a força da imprensa. Talvez para comover o vagaroso Iphan a aprovar a VÁLIDA intervenção na área, pq senão vira outro Hilton preso nas mãos da burocracia dos arquitetos amantes de ruínas.

Anônimo disse...

Simon Neto, o problema do Pelourinho foi a forma que o projeto foi concebido. A ocupação do Além do Carmo é muito mais natural, daí atrair investidores mais comprometidos (não apenas a LGR do Iguatemi), como também manter uma classe média baixa como moradores. Se firmar as ideias de Luciana Rique, a tendência é que a classe social dos moradores seja ainda mais alta, o q não é previsto no Pelourinho (talvez no Comercio em algumas décadas).

Duas dicas:
1) Leva a Bahia Preciosa pra lá. Tem imóveis que não é da LGR, que já estão pra alugar na Rua Direita.
2) Vamos propor o bondinho Lisboense do Vinicius pra LGR usar lá, ligando o Sto Antonio ao Ferry (via agua brusca). Romantico e resolveria o problema de estacionamento do local. :-)

Bahia Preciosa disse...

Oi Neil,
Obrigado pelas dicas.
Quanto esta custando no Carmo, em média, o m2 para alugar ? E para comprar ?
Você leu o comentário do Anônimo ?
Pois é, infelizmente no nosso pais, em especial no nosso estado, as gestões públicas não são públicas (que visam o médio e longo prazo) mas sim governamentais (que visam apenas o prazo do próprio governo seja ele municipal, estadual ou federal).
Há 25 anos que a Faculdade de Medicina esta sendo reformada, há mais de 10 anos estamos construindo o nosso metro, quem sabe se em uns 50 anos não teremos o Carmo, o Pelourinho, o Comércio e etc completamente reformados ?
Óbvio, sem que isto seja empecilho de lutarmos por estes espaços todos os dias !
Grande abraço.

Saudações,
Roberto

BAHIA PRECIOSA

RUA ORDEM TERCEIRA Nº 9 (ANTIGA RUA INÁCIO ACIOLLY).
PELOURINHO - SALVADOR - BAHIA - BRAZIL
CEP: 40026-260

FONE: 55 - 71 - 3242-5218
CELULAR: 55 - 71 - 8604-8491
BLOG: http://bahiapreciosa.blogspot.com
EMAIL: bahiapreciosa@gmail.com