domingo, outubro 04, 2009

Promessas não cumpridas

Um ano após o primeiro turno das eleições municipais, realizado em 5 de outubro de 2008, a Salvador real é bem diferente daquela prometida pelo prefeito João Henrique Carneiro (PMDB). Das 65 promessas feitas por ele durante a disputa, as cinco que tiveram os prazos vencidos foram descumpridas – 7,7% do total. Os gestores municipais já desistiram da realização de 14 delas, ou 21,5%. Outras 27, ou 41,6% do total, então na estaca zero e seguem como promessas para os próximos anos. São, ainda, ideias de projetos a serem executados. No desempenho positivo, o prefeito tem 16 promessas que já começaram a ser cumpridas, 24,6% do universo total. E, por fim, três delas já foram realizadas (4,6%) antes mesmo de o prazo se esgotar.
.
O levantamento foi feito por A TARDE por meio de checagem in loco e de dados fornecidos pela própria prefeitura de Salvador. O resultado indica 46 itens, ou 70,8%, entre descumpridos, na estaca zero ou ainda como promessas e que não fazem mais parte das pretensões do mandato. Outras 19, ou 29,2% das 65, já foram cumpridas ou estão em vias de alcançar meta.
.
Entre as metas não realizadas, duas são vinculadas ao metrô. A inauguração da primeira etapa foi prometida para o final do ano passado e o complemento da segunda etapa era esperado para o final de 2010. A própria Prefeitura já considera impossível sua execução. A construção de cinco exemplares do novo modelo de barraca de praia no calçadão da orla nos primeiros dois meses de governo também já venceu, além da climatização de todos os trens do subúrbio no primeiro semestre deste ano. Completa a lista de promessas descumpridas a distribuição diária de dois mil litros de leite de soja e 10 mil pães.
.
Matéria de Vítor Rocha*, do A Tarde

Nenhum comentário: