quarta-feira, outubro 14, 2009

Você conhece Zaqueu?

Se não conhece, já deve ter ouvido o refrão de uma música que diz o seguinte: "Entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com a minha estrutura, sara todas as feridas...". Pois é, a letra dessa música fala da passagem de Jesus na casa de Zaqueu. (Após a leitura, acesse o clipe da música aqui)
.
Zaqueu, personagem biblico, chefe dos publicanos (nome dado aos coletores de impostos nas províncias do Império Romano) era considerado um homem rico.
.
De acordo com o Novo Testamento, a figura de Zaqueu era detestada pelos judeus, porque publicanos como ele muitas das vezes envolviam-se em corrupção cobrando das pessoas além do que deveriam. A casta religiosa dos fariseus também repudiavam esses publicanos. Informações do Wikipédia
.
No capítulo 19 do Evangelho segundo Lucas, quando Jesus estava passando pela cidade de Jericó, antes de chegar a Jerusalém, Zaquel, que era de estatura baixa, subiu em um sicômoro (um tipo de figueira de raízes profundas e galhos fortes que produz figos de qualidade inferior) para acompanhar a sua pregação.
.
O detalhe que chama a atenção no sicômoro é que suas folhas tem o formato de coração e os frutos crescem em grupos. Algo para reflexão. Uma planta de qualidade inferior com essa caracterísitca... Impressionante como na vida de Jesus tudo é intenso e de significado igual.
.
Voltando ao encontro, Jesus então, ao ver Zaqueu na árvore, surpreendeu a todos dizendo-lhe: "Zaqueu desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa". Zaqueu, muito feliz, recebe Jesus em seu lar e toma uma atitude ousada em sua vida expressando um desejo de conversão. Decide dar metade do que tinha aos pobres e restituir em quádruplo às pessoas que um dia teria fraudado.
.
Após essa passagem, Zaquel abandonou o ofício de coletor de impostos e se converteu ao cristianismo.
.
Bela história! Bela passagem bíblica! Belo exemplo!
.
Aí está a importância da música como algo enriquecedor, como instrumento de evangelização. Como diz o Monsenhor Jonas Abib: "Com a música vem o poder de Deus e essa ponta de lança penetra os corações mais endurecidos. Não são apenas emoções que a música produz, mas é o poder de Deus, a presença do Espírito Santo e dos anjos através da música... Não é a beleza do encadeamento dos acordes, é o poder de Deus, são os próprios anjos que vão abrindo o coração daqueles que a escutam".

Nenhum comentário: