terça-feira, outubro 06, 2009

Esta sim é professora...


Foto: Marina Silva
.
Gilmária Ribeiro Cunha, 36 anos, a partir dos desejos acalentados desde que cursava pedagogia na Universidade Federal da Bahia (Ufba) criou o projeto Somos Brasileiros, Somos Diferentes. Como resultado, ela levou para o Centro Municipal de Ensino Infantil Cid Passos, em Coutos, o primeiro lugar, na categoria infantil, do 10º Prêmio Nacional Arte na Escola Cidadã, criado pela Fundação Iochpe.
.
A pedagoga, que estudou durante a maior parte da vida em escolas públicas, sempre teve uma fixação: ajudar a formar a identidade cultural em crianças pobres e sem nenhuma referência com a história do Brasil. Em 2008, Gilmária implantou, em cinco turmas com crianças de 5 e 6 anos, um projeto pedagógico para apresentá-las a um novo mundo, com referências nas culturas indígenas e africanas. Com a participação dos funcionários da escola e dos pais de alunos, o projeto saiu do papel e transformou- se em peças teatrais, amostras de pinturas, livros e muita diversão e conhecimento.
.
Para a professora, a maior recompensa de seu trabalho é ter a chance de desmistificar alguns mitos e preconceitos de toda a comunidade. “Antes, eu queria ser branca e não gostava de ser chamada de negra. Com as aulas da pró Gil, hoje sei que sou negra e gosto disso”, afirma Joyce Santana, 6 anos.
.
“É possível fazer diferente e mudar a história deste país. Educar nossas crianças vale qualquer esforço”, diz Gilmária. (Informações do Correio da Bahia)
.
Esta sim é professora... Não aquela.

Um comentário:

Manoel Trajano - www.twitter.com/manoeltrajano disse...

Fantástico! Que exemplo!!
Postei la o inicio no meu blog para visitarem esta matéria...
abraço,amigo!

http://ceianet.blogspot.com A CEIA PARABENIZA A GILMÁRIA POR ESSA AÇÃO DE CIDADANIA,que deveria ser mostrada em horário nobre na TV!