sexta-feira, julho 24, 2009

"Fumar, beber café e mulher feia nunca mais"

Soube nessa semana que Denis McClay aos 61 anos faleceu. McClay nasceu na Irlanda e veio morar em Salvador ainda jovem. Aqui, antes de começar a ensinar a língua inglesa em cursinhos da cidade, trabalhou no Cemitério dos Ingleses. Ficou conhecido por dar aulas gratuitas nas praças e ruas da cidade. Sua última iniciativa aconteceu no Pelourinho, onde ensinava inglês para prostitutas da região.
.
Não o conhecia, nunca fomos apresentados, mas eu admirava o método pouco convencional dele ensinar. Já o ouvi numa rádio daqui divulgando um kit prático de aprendizagem popular do idimoa inglês. Aquela figura quieta, sentada no banco de um shopping parecia que estava no intervalo de alguma aula. Seu tipo diferente chamava a atenção. Parecia um personagem saído das páginas de um livro de aventuras.
.
Com humor e ironia, na entrevista a Jô Soares em 2004, ele diz quando morreria. E completou, "Fumar, beber café e mulher feia, nunca mais".
.
O professor de inglês que ensinava em praças e ruas, com certeza, deu o exemplo de como democratizar o conhecimento. É preciso ter coragem, vontade e despreendimento. E ele teve.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Vinicius

Eu conheço o Dennis
Um grande amigo

Apenas soube de sua morte dias depois
E a saudade aumenta

Todo contato
Com quem tenha conhecido o Tio Dennis
ou do Tio Dennis tem ouvido falar, escutado suas histórias

entra em contato

angkorkaulbars@hotmail.com

abraço a todos

Anônimo disse...

Sou a viúva de Denis, mãe do único filho dele.
Adoraria contactar seus ex alunos, amigos e colegas de trabalho
meu email: edyprimo@gmail.com
A familia deseja fazer uma homenagem póstuma pela passagem do seu 66 anos caso estivesse aqui conosco.Estamos buscando reunir seu material de trabalho em uma pequena fundação. agradeço
Edy Primo