terça-feira, julho 14, 2009

O que pode ser pior?

No Haiti, "Na falta de comida, biscoito de barro". Alguma novidade? Tem sim, a "iguaria" a base de argila, água, banha e sal está mais cara.
.
Em dezembro passado, o quitute de barro subiu para 4 centavos. Hoje a unidade está a cinco centavos.
.
– Aumentou o preço da terra. Um latão está custando US$ 1.50 – explica a assistente social da ONU, Marie Mandel.
.
Comparado com os preços de outros alimentos - dois copos de arroz à 60 centavos, por exemplo – o biscoito de terra é barato.
.
– Carne, nem pensar – diz Mandel. – As poucas chances de se comer carne vinham das capturas de cães e pássaros. Mas até estes estão sumidos. Os ratos proliferam, mas são mais difíceis de pegar. E um rato adulto chega a US$ 1.
.
Gabriel Thimothee, diretor executivo do Ministério da Saúde do Haiti, disse ao JB, por telefone, que os casos de cirurgias gástricas aumentaram 25% nos hospitais do país nos últimos seis meses.
.
– O paciente chega reclamando de cólicas e dificuldades de evacuar. As cirurgias de estômago ou intestino revelam blocos sólidos, como pedras, no interior dos órgãos – conta.
.
O barro vira tijolo no interior das pessoas. E a geofagia – o hábito de comer terra – vai continuar, pois o solo é tão pobre quanto os homens. Há séculos a exploração predatória, a falta de chuvas e os desmandos políticos acabaram com a agricultura neste pedaço da ilha que foi apelidada pelo descobridor Cristovão Colombo de Isla Esmeralda, por causa de seu verde.
.
Informações de Osmar Freitas Jr (JB)

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico pensando em quantos anos á Amazônia chega lá !