sexta-feira, julho 31, 2009

No limite do corpo

Nessa semana a imprensa internacional levantou a suspeita de que a cantora Madonna (foto) sofre vigorexia. A imagem da "Rainha do Pop" com os braços extremamente magros e entupidos de veias, levantou a aquestão. Mas afinal o que é vigorexia?
.
Nas academias existe um universo paralelo de pessoas cujo objetivo de vida é ficar forte e ter um corpo perfeito a qualquer custo. Elas não bebem, não fumam, não tomam refrigerantes, alimentam-se a cada três horas (baseadas numa dieta rigorosa) e não ficam um só dia sem “puxar ferro”. Ainda com a perfeição traçada no corpo, nunca estão satisfeitas. Esses indivíduos sofrem de vigorexia, patologia emocional que se caracteriza pela dependência em exercícios físicos e atinge particularmente homens – embora as mulheres não fiquem de fora – com idade entre 18 e 25 anos.
.
O transtorno é novo, pouco conhecido, mas já se sabe que tem como princípio patológico a distorção da percepção do próprio corpo. O psiquiatra do Ambolim (Ambulatório de Bulimia e Distúrbios Alimentares) do Hospital das Clínicas da USP, Fábio Salzano, conta que ainda não é possível chamar a vigorexia de doença, mas ela é considerada uma espécie de irmã da bulimia ou anorexia. “Os vigoréxicos não se conformam com a imagem corporal e querem mudá-la de qualquer maneira”, explica. “Mas, ao contrário da anorexia, em que os pacientes se vêem sempre gordos, elas acham que têm uma estrutura física pequena demais, são sempre muito magras e frágeis”, completa.
.
A obsessão em atividades físicas também vem acompanhada de uma grande preocupação: dietas. A fisiologista fala que muitos costumam recorrer ao auxílio de nutricionistas, mas outros criam um cardápio rígido por conta própria. A gordura e o açúcar são os maiores vilões dos vigoréxicos – muitos sequer comem frutas -, mas eles não se sentem nem um pouco entediados por ingerir sempre os mesmos alimentos. A pontualidade também chama a atenção: fazem refeições a cada três horas. Para completar, muitos chegam a gastar até 500 reais por mês em cápsulas de vitaminas e aminoácidos.
.
Informações do Guia da Semana

Nenhum comentário: