sexta-feira, janeiro 22, 2010

Revolução sobre Salvador

por Samuel Celestino - Bahia Notícias
.
Salvador experimentará a maior revolução urbana do país se os 22 projetos contidos em um pacote, que será anunciado na próxima sexta feira (28) pelo prefeito João Henrique, forem executados. O impacto será de tal sorte que o convite para o evento que já começou a ser distribuído não economiza palavras. Anuncia “Salvador, Capital Mundial” e fala na “Cidade do nosso futuro”. Trata-se de um conjunto de projetos urbanos fundamentais para ser executado até a Copa do Mundo de 2014. Realmente impressiona. O governador Jaques Wagner, que já tem conhecimento do que se pretende, será co-partícipe. O investimento será feito no sistema Parceria Público Privado (PPP), em que empresários e bancos de investimentos terão papel preponderante, porque envolve bilhões de reais. Só a ponte Salvador-Itaparica está, a princípio, orçada em R$ 2,8 bilhões, mas esse é o primeiro número.
.
O pacote de projetos que revolucionará Salvador envolve ainda leis especiais de forma a ordená-lo.Terá como impacto, sem se fazer referência à ponte Salvador Itaparica (que provavelmente será pênsil com apenas 12 pilares, com extenso vão central), duas grandes vias estruturantes. São a Avenida Atlântica, entre a Orla e a Paralela, com uma ponte, também pênsil sobre a Lagoa de Pituaçu, e outra avenida, entre a Paralela e a BR-324, denominada Linha Viva. Esse acesso se entroncará com o complexo da Via Expressa, do governo do Estado, com uma saída exclusiva para a ponte que chegará à Ilha de Itaparica.
.
Os projetos alcançam toda Salvador e chegam a Camaçari, em forma de uma avenida que se entroncará com a Estrada do Coco. Impactam a área do Comércio e da Península de Itapagipe, o frontispício da cidade, toda a zona de influência do Iguatemi, o Campo Grande, novo sistema viário Paralela-Itapoan, nova Orla, passarela Avenida Joana Angélica-Centro Histórico e outra entre o Morro do Cristo-Ondina. Cito alguns projetos, quase todos: Via Atlântica, Avenida Linha Viva, Nova Orla, Projeto Transalvador (de mobilidade para o trânsito), Novo Projeto Água de Meninos, novo Porto de Salvador, Novo Projeto Aeroporto de Salvador (com a construção da terceira pista), Parque Temático Salvador 500 Anos, Novo Projeto Parque do Cajazeiras Golf Clube, Projeto Parque das Dunas do Abaeté e a Central da Música, prevista para surgir no espaço hoje ocupado pelo Parque de Exposições.

Nenhum comentário: