segunda-feira, janeiro 18, 2010

Norovírus, cruzeiros e o carnaval

Em Olimpia (cidade paulista), foram registrados, entre 30 de dezembro e o dia 12 deste mês, 367 casos de diarreia, muitos deles em turistas que frequentaram um parque aquático que recebe centenas de visitantes por dia.
.
Segundo a Secretaria da Saúde de Olímpia, é provável que os demais casos da doença tenham sido provocados pelo norovírus, encontrado em excrementos ou vômito de pessoas infectadas e que podem passar para alimentos, água ou superfícies pelo contato das mãos. A infecção acontece também em contato com frutos do mar contaminados sem cozimento. Informações do Folha Online
.
O norovírus, no ano passado, provocou surto em ao menos 350 turistas que viajavam em um cruzeiro entre o Rio e o Nordeste.
.
Os norovírus são um grupo de vírus (anteriormente conhecidos como “Norwalk-like viruses”) que podem afetar o estômago e o intestino. Esses vírus podem causar gastroenterite em seres humanos, que é uma inflamação do estômago e intestino grosso.
.
Segundo o site CDC, os surtos ocorrem com mais freqüência onde há concentração de pessoas em áreas de tamanho reduzido, como, por exemplo, em casas para idosos, restaurantes, eventos servidos por bufês e navios de cruzeiro.
.
Atenção, foliões!
.
Camarotes e instalações apertadas podem aumentar o contato entre grupos humanos.

Nenhum comentário: