terça-feira, junho 16, 2009

Versão brasileira da "Lei Sarkozy"

Um projeto de lei foi apresentado na Câmara dos Deputados, em Brasília, tem a intenção de punir com a perda do acesso à rede quem for pego baixando arquivos protegidos por direitos autorais.
.
O responsável é o deputado Bispo Gê Tenuta (DEM-SP), da bancada evangélica e ligado à Igreja Renascer.
.
O projeto de lei nasce nos moldes de uma lei francesa (lei Sarkozy) aprovada em maio - e julgada inconstitucional na última quarta. Por lá o governo francês promete recorrer.
.
Na prática funcionaria assim:
Na primeira vez que baixar ou compartilhar músicas ou filmes na internet, você leva uma advertência por e-mail. Na segunda, recebe outra, avisando que, se reincidir, as medidas serão mais severas. Na terceira, sua conexão com a rede é cortada por três meses. Na quarta, é obrigado a ficar desconectado por seis meses. E, se houver uma quinta, é proibido permanentemente de entrar na web. (Informações de Rodrigo Martins, de O Estado de S. Paulo)
.
Enquanto isso na "Batcaverna"...
.
Fiz um CD de músicas de Roberto e Eramos Carlos cantadas por mulheres. Mesclei com gravações já existentes. Ficou muito bom. Com todo respeito às atuais musas, as vozes e interpretações de Nara Leão, Elis Regina, Joana, Gal e Bethânia são insubstituíveis. É outra coisa.
.
Enquanto as músicas estiverem disponíveis na rede continuarei baixando. Não é pra venda, é pra consumo próprio. Faço uns solos com o sax.
.
Alguns compositores e músicos já disponibilizam músicas gratuitamente para downloads. Com isso divulgam o seu trabalho. É uma forma inteligente de sobrevivência nesses tempos difíceis. Mas utilizar uma lei para rastrear a rede e proibir o acesso... É retrocesso.

Nenhum comentário: