sábado, junho 06, 2009

"Ó paqui, ó!" - Suspensa as obras do Hotel Hilton no Comércio

Segundo informações do Correio da Bahia, a Justiça Federal determinou a suspensão das obras do Hotel Hilton, no bairro do Comércio, empreendimento do grupo português Imocom. A liminar foi concedida a pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF), alegando que o empreendimento poderia causar danos ao patrimônio histórico e cultural da cidade.
.
A decisão de caráter provisório, assinada pela juíza Nilza Reis, da 8ª Vara Federal da Bahia, determina a interdição dos seis casarões comprados pela construtora Imocom para a instalação do hotel e proíbe a demolição total ou parcial dos prédios.
.
O MPF argumenta que a altura da torre (13 andares) e a construção de passarelas entre os prédios podem prejudicar a visibilidade dos monumentos no entorno, além de descaracterizar a “histórica” separação visual entre cidade alta e baixa de Salvador.
.
O MPF diz ainda que não foi feito estudo de impacto de vizinhança e que a autorização concedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ignora parecer técnico da regional baiana do órgão.

Um comentário:

Anônimo disse...

É triste e hilário se não fosse ridiculo o que acontecesse em Salvador.
Basta olhar a situação dos prédios ao lado do Elevador Lacerda, tudo caindo e em ruinas
sem que “autoridade” alguma tome providência.
Passando ali pelo Tunel Américo Simas na direção Comércio- Vale do Nazaré basta olhar para a direita que todo mundo enxerga que a encosta que vai do Santo Antonio Além do Carmo até o Taboão esta toda tomada por favelas sem que “autoridade” alguma tome providência.
Subindo a Ladeira da Montanha todo mundo vê o estado calamitoso das casas nesta ladeira sem que “autoridade” alguma tome providência.
Olhando-se do Comércio para o Palácio da Aclamação todo mundo vê a direita do Palácio uma imensa e linda casa que fica na Ladeira do Pau da Bandeira completamente em ruinas
sem que “autoridade” alguma tome providência.
Descendo a Ladeira ao lado da Prefeitura o estado das casas e das pessoas chega ser bizarro
sem que “autoridade” alguma tome providência.
Qualquer um que for na Igeja de Santa Luzia no comércio vai ver o estado desastroso que se encontram as casas próximas á Igreja sem que “autoridade” alguma tome providência.
Qualquer um que desca a Ladeira do Taboão em direção ao Comécio enxerga a degradação das casas e o estado de miséria que algumas pessoas “vivem” ali sem que “autoridade” alguma tome providência.
O antigo prédio sede do Jornal “A Tarde” esta se desfacelando sem que “autoridade” alguma tome providência.
O Hotel Palace na entrada da rua Chile está se acabando sem que “autoridade” alguma tome providência.
O Cine Exelsior na Praça da Sé, já esta em ruinas sem que “autoridade” alguma tome providência.
O Cine Jandaia e o Cine Pax na Baixa do Sapateiro tambem já viraram ruinas sem que “autoridade” alguma tome providência.
E etc...,etc... e etc...
Ai vêm o hilário se não fosse ridiculo, quando alguém quer injetar milhões de reais na economia da cidade e empregar centenas de pessoas, ai sim, aparece a famosa “autoridade”
para dizer que este empreendimento poderia causar danos ao patrimônio histórico e cultural da cidade e que vai “prejudicar a visibilidade dos monumentos no entorno, além de descaracterizar a “histórica” separação visual entre cidade alta e baixa de Salvador.”
É triste,triste,triste esta Bahia !!!
Pelo amôr de Deus,me poupe,me poupe que eu, como muitos outros baianos não somos cegos!!!