sexta-feira, agosto 20, 2010

Sou Católico, Apostólico, Romano

Por Padre Cido Pereira
.
Pode parecer preciosismo, preocupação desnecessária, mas não é. Quando o agente do censo do IBGE bater em nossa porta e nos perguntar sobre nossa religião é preciso ser claro e dizer todos os adjetivos da mesma para que não fiquem dúvidas.
.
Nossa Igreja não é apenas “católica”. Ela é católica, apostólica, romana.
.
É “católica” isto é universal. Este é o sentido da palavra católica: universal. Está presente em todo o mundo. Ela anuncia a salvação da humanidade realizada por Jesus Cristo a toda a humanidade. Alguém traduziu o adjetivo “católica” de nossa Igreja por “universal” e criou uma nova Igreja. Nós permanecemos com este título bonito de “católica”. Ele nos distingue, marca nossa identidade.
.
Nossa Igreja é “apostólica”. Eis aqui outro adjetivo fundamental. Nossa amada Igreja nasceu da pregação dos apóstolos. Emociona-nos saber que Pedro, no dia de Pentecostes, iluminado pelo Espírito Santo, fez o primeiro anúncio de Jesus Cristo na Jerusalém lotada de visitantes de vários pontos do mundo conhecido. E ali nasceu a Igreja, com três mil pessoas aceitando Jesus Cristo. E após Pentecostes os apóstolos correram mundo proclamando que Deus amou o mundo em seu Filho morto e ressuscitado.
.
Enfim, nossa Igreja é “romana”. Sim, porque Jesus nasceu quando os “césares” romanos dominavam o mundo, quando Roma era a capital do mundo, razão – quem sabe? – porque Pedro se estabeleceu nela para que de lá os evangelizadores saíssem pelo mundo afora para anunciar Jesus Cristo e seu Evangelho. Nossa Igreja é romana porque em Roma estão os túmulos de Pedro e Paulo. Pedro, a quem Jesus colocou como “fundamento” de sua Igreja. Paulo, que entendeu que o Evangelho deveria chegar a todos os cantos do mundo. Em Roma está o sucessor de Pedro, sinal de nossa unidade.
.
Por isso, irmão, irmã de fé, neste tempo em que o Brasil faz o censo de sua população, sejamos bem claros ao responder sobre nossa religião: “Sou católico, apostólico, romano”.
.
Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Nenhum comentário: