segunda-feira, agosto 16, 2010

Hoje é dia de católicos louvarem a São Roque...

A história conta que São Roque nasceu no ano da primeira epidemia da peste negra, na Europa e por conta dela e da educação religiosa, deixada por seus pais, resolveu estudar medicina. Pouco depois, seus pais morreram e ele então deu todos os seus bens e resolveu entrar para Ordem Franciscana, na Itália. Nesse momento teve a segunda e mais violenta epidemia da peste e ele como médico e católico, se dispôs a ajudar os doentes.

Depois de viver um bom tempo indo de cidade em cidade, na luta contra a peste, acabou contraindo a doença. Sabendo que a cura era difícil e que a doença era extremamente contagiosa, decidiu se isolar numa floresta pra morrer. Mas um cachorro passou a visitá-lo, todos os dias, com um pedaço de pão, e graças a isso ele não morreu de fome. Conta-se ainda que o cachorro entregava-lhe o pão e lhe lambia as feridas e assim São Roque ficou curado e retornou para a cidade, colocando-se novamente a disposição dos pestilentos.

Os festejos começaram ás 5 horas de hoje, na paróquia de São Lázaro, no final de linha da Federação, com alvorada de fogos e seguem com missas, durante todo o dia. Ás 9 horas, as religiões se uniram para homenagear o santo em uma missa com cultos afros, dentro da igreja. Não faltou sincretismo religioso, ontem, na missa em homenagem ao protetor dos cachorros, dos médicos e curador dos doentes...

Durante a missa, o pároco da igreja, Rosivaldo Mota lembrou a importância da caridade, nos dias atuais, utilizando o exemplo de São Roque, que apesar de pertencer a uma família rica, utilizou dos conhecimentos adquiridos com a medicina, para cuidar dos pobres doentes.

A programação ainda compõe uma procissão pelas ruas do bairro, a partir das 16 horas.

.

Informações de Roberta Cerqueira (Tribuna da Bahia)

Nenhum comentário: