terça-feira, agosto 17, 2010

Quem assume?

O desentendimento entre as três esferas governamentais (municipal, estadual e federal) para evitar o desabamento de pelo menos 111 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem trazido altos riscos à população. De acordo com o Relatório Casarões 2009, elaborado pela Coordenadoria de Defesa Civil (Codesal), do total de 111 imóveis condenados, e com risco de desabamento, 86 também põem em perigo a vida de transeuntes que circulam nas localidades.
.
O Relatório sinalizou que é no Comércio onde há 30 (trinta) imóveis com alto risco. Isso foi em 2009!!!
.
São centenas de moradores que dormem e acordam nesses casarões sob o risco de morte por conta das péssimas condições dos imóveis de valor histórico e arquitetônico.
.
Segundo apuração do A Tarde Online , o perfil dos moradores varia desde profissionais do sexo e usuários de drogas, até integrantes do movimento dos sem-teto, trabalhadores informais e aposentados com baixo poder aquisitivo, que não têm outra opção de moradia.
.
.A Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal) informa ao Iphan dos riscos e este credita os desabamentos à Defesa Civil. Enquanto isso mais um casarão desaba e 4 moradores de rua morrem.
.
Segundo o superintendente do instituto, Carlos Amorim, restaurar casarões é uma questão de prioridade, mas o Iphan tem centenas de atribuições além dessas.
.
Quando os governos municipal, estadual e federal vão tomar vergonha? .

Veja a matéria do Jornal da Globo.


Nenhum comentário: