segunda-feira, agosto 31, 2009

Petróleo - Dádiva ou maldição?

O presidente Lula disse hoje, em discurso, que o pré-sal é "uma dádiva de Deus" e que suas riquezas podem impulsionar o Brasil para um novo patamar.
.
Lula lembrou que países que descobriram petróleo e não souberam administrar essa riqueza ou continuam pobres, ou exportaram tudo e quebraram suas indústrias e desorganizaram suas economias.
.
"O que era uma dádiva virou maldição", disse o presidente.
.
Para Juan Pablo Pérez Alfonso (1903-1979), fundador da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), "petróleo não é indício da mão de Deus, mas sim do intestino do demo". Juan Pablo costumava dizer que petróleo é o excremento do diabo.
.
Segundo matéria de Denis Russo Burgierman (Revista Superinteressante), quase todos os grandes exportadores de petróleo são ditaduras intermináveis, como o Iraque de Saddam e a monarquia saudita. Eles crescem menos que seus vizinhos sem petróleo e seus problemas sociais levam mais tempo para ser resolvidos. Vários são países devastados por guerras civis.
.
Dos 20 maiores exportadores de petróleo do mundo, 16 são ditaduras. E outros dois México e Venezuela são democracias com instituições fracas. A maioria está nos últimos lugares do mundo em desenvolvimento humano, e entre os primeiros em desigualdade e endividamento.
.
Por que petróleo faz tão mal? Como é que uma das mercadorias mais valorizadas do mundo pode gerar pobreza, guerra e autoritarismo? Nos últimos anos, economistas e cientistas políticos encontraram uma série de explicações.
.
Uma delas é que o petróleo enfraquece a economia. Ele custa tão caro que uma cachoeira de dólares entra no país. Com muitos dólares em caixa, a moeda nacional se valoriza. Resultado, fica barato importar produtos estrangeiros e caro produzir aí a indústria nacional definha. Só que o preço do petróleo é uma montanha-russa. O preço sobe, o país se alaga de dólares e as indústrias fecham. O preço cai, secam os dólares, o país se endivida e não tem indústria para ajudar.
.
Quer dizer então que nos ferramos? Não. Num certo sentido, o Brasil deu sorte de virar exportador justo agora, quando estudiosos estão desvendando os mecanismos da maldição e inventando antídotos. Outra sorte é que o nosso petróleo está enterrado bem fundo, e vai demorar para começar a jorrar. Ou seja, dá tempo de nos prepararmos. Só que devemos trabalhar já, antes de o petróleo começar a ser vendido.
.
Se fizermos o dever de casa, "o petróleo não só deixará de ser uma maldição como resolverá a maioria dos problemas do Brasil. Está aí a Noruega, 3a exportadora de petróleo e 2º maior índice de desenvolvimento humano do mundo, para provar que é possível".

Um encontro inesquecível...

O texto a seguir foi elaborado pela Pastoral Familiar da Paróquia da Ressurreição do Senhor, durante o 2º Encontro com o Bom Pastor.

Compartilho com todos para uma maior reflexão.
.
Tenham um dia de luz!
.
O querer em profundidade, sem reservas, altera completamente o quadro psicofísico do indivíduu, que se transfere do estado de desarmonia em que se encontra para o de equilíbrio, auxiliando o organismo na restauração dos seus equipamentos danificados.
.
O ato de querer libera-o dos elementos perniciosos, geradores dos distúrbios que se apresentam na emoção, na mente e no corpo.
.
Querer é decidir-se, abandonando a acomodação parasitária ou o medo de assumir responsabilidades novas perante a vida, desse modo arrebentando as cadeias da revolta persistente, da auto-compaixão, das sombras nas quais o indivíduo se oculta.
.
Quem quer, investe; e ao fazê-lo, age de forma a colher os resultados almejados.
.
O crer é uma decisão grave, de maturidade emocional e humana.
.
A crença vive inata no homem, aguardando os estímulo que a façam desabrochar, enriquecendo de forças a vida.
.
Quando se quer, despojado de dúvida, a crença no êxito já se encontra no bojo do desejo exteriorizado.
.
Querer e crer conduzem à luta, mediante a decisão de sair da fumaça sombria para o campo do êxito.
.
A paisagem mental banha-se de luz e os componentes da infelicidade se diluem sob os raios poderosos da vontade bem dirigida.
.
Que o Bom Pastor seja o condutor de vossas vidas!

sábado, agosto 29, 2009

Salvador poderia entrar nessa

De 31/8 a 13/9, cerca de 200 endereços na capital vão servir menus de almoço e jantar por um preço fixo. É o São Paulo Restaurant Week. No evento, os restaurantes devem recriar pratos franceses ou colocar inspirações francesas nas suas próprias culinárias.
.
O preço: Serão menus diferenciados com entrada, prato principal e sobremesa pelo preço fixo de R$ 27,50 + 1 (almoço) e R$ 39 + 1 (jantar) sendo que o couvert e bebidas não estão incluídos.
.
O melhor: O dinheiro arrecadado será destinado para a Fundação Ação Criança.
.
Gostei da ação.

sexta-feira, agosto 28, 2009

"Só se vê na Bahia..." - Parte I

Não foi em Portugal, não. O fato ocorreu mais especificamente na Ilha de Itaparica (Bahia). Por ordem o delegado do município, José Magalhães, o motoqueiro que trafegar usando capacete será multado. Segundo o delegado, a maioria dos assaltos com motos em Itaparica é realizada por bandidos com os rostos cobertos pelo equipamento.

"Só se vê na Bahia..." - Parte II

O mesmo delegado baixou decreto que responsabilizará e penalizará os restaurantes do município que não avisarem à polícia local quando o estabelecimento receber grupos de turistas e os mesmo forem assaltados.

Como assim?

Tá lá no site Bahia Notícias:
.
.
Ôpa! Não entendi. Foi intencional ou é problema do nosso português, mesmo?
.
Segundo a matéria do site, "O Senado voltou atrás na decisão de validar a contratação de Henrique Dias Bernardes, ex-namorado da neta do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que ocorreu por meio de ato secreto".
.
Mas não é isso que o título indica. A comunicação é tudo, não é?

Para reflexão II

"Aqui vocês dão mais valor ao que as crianças e os jovens falam. Lá na Índia, quando morre um idoso é como desaparecesse uma biblioteca".
.
por Gopal (personagem interpretado pelo ator André Gonçalves) na novela Caminho das Índias da Rede Globo.

Para reflexão I

"Para se controlar, use sua mente... Para controlar os outros, use seu coração...".
.
Contribuição do leitor Roberto Amaral

quinta-feira, agosto 27, 2009

Totalmente Católicos

por João Carlos Almeida, mais conhecido como Pe. Joãozinho
.
Desculpe o pleonasmo do título. A palavra “católico”, em sua origem grega, já significa “totalidade”. Cumprimos o mandato de Jesus Cristo antes de sua volta para a casa do Pai: “Anunciar o Cristo TODO para TODOS” (Mateus, 28). Mas resolvi insistir nesta verdade por dois motivos. Primeiro porque católicos “meia-boca” costumam viver a sua fé pela metade. No Brasil eles se reconhecem como “não-praticantes”. Estes costumam ser os alvos preferidos da pregação de algumas igrejas evangélicas que pretendem encher seus templos. Bem dizia o saudoso bispo de Aparecida, Dom Aloísio Lorscheider, perguntado em uma entrevista por que a Igreja Católica perde seus fiéis. Sabiamente ele respondeu: - “Engano seu. Os fiéis continuam conosco. Estamos perdendo os infiéis”.
Mas existe outro motivo para optar pelo título “totalmente católicos”. Percebo um movimento muito forte de recuperação da auto-estima dos católicos. É claro que existem os cínicos que torcerão o nariz ao ler o que estou escrevendo. Mas estes estão se tornando infiéis aos poucos e ainda por cima dizem que continuam os mesmos… a igreja é quem mudou. Balela. O Espírito está soprando em nossos irreverentes jovens. É claro que existe muita mensagem difícil de engolir nos novos sermões e canções. Há muito lugar comum e muito padre imitando pastor para recuperar migalhas do rebanho fujão. Não é disso que estou falando. O que percebo é que o Espírito Santo não parou de soprar na Igreja Católica. Ao contrário… há muita coisa bonita acontecendo escondida e infelizmente isso não é devidamente noticiado por nossas emissoras de TV que se dizem católicas.
Existem católicos sendo totalmente “evangélicos”… e um pouco mais. Somos do Evangelho. Não podemos dizer que não. Há um movimento bíblico acontecendo desde os antigos círculos bíblicos até as mais discretas comunidades eclesiais de base (CEB’s). Junto a isso existem católicos com suas Bíblias marcadas e surradas lendo e relendo… e mais que isso, estudando e vivendo a Palavra de Deus.
Tenho encontrado católicos totalmente “batistas”… e um pouco mais. Eles conseguem redimensionar a vivência do batismo recuperando o catecumenato sem criar um movimento fechado em si mesmo. Seu povo é fiel e estuda muito. Fazem muitos cursos sobre a doutrina cristã e tem seu Catecismo da Igreja Católica marcado e surrado. Sabem dar as razões da sua esperança.
Vejo por onde ando que existem católicos que se reconhecem como “assembléia de Deus”. Sabem que foram convidados, ou melhor, convocados para esta festa. Sabem que não são um povo qualquer. São povo de Deus. Formam comunidade. Conhecem bem seu pároco e o amam como pastor. É gente que participa de pastorais e vai à missa de domingo. Quando entram na igreja se sentem em casa… chamam quem está do lado de “irmão”.
Conheço muito bem os católicos “pentecostais”. Estão na Renovação Carismática e em muitos outros lugares. Muitos vivem esta espiritualidade intimamente. Rezam em línguas estranhas quando lhes falta a palavra conceitual. Não faz mal. Deus entende… e os bons teólogos (como Santo Agostinho) também! Vivem uma dinâmica carismática ao sabor do vento e tentam manter os pés no chão. Os que conseguem se tornam santos e acabam preferindo a oração de contemplação.
Já vi católicos “protestantes”. São profetas que anunciam a justiça social e denunciam toda forma de injustiça. Continuam lendo os livros da Teologia da Libertação, mas reescrevem esta carta em comunhão de Igreja, como convém aos que estão vivos e sabem se reinventar todos os dias. Muitos destes vivem a bela opção solidária e evangélica pelos pobres.
Finalmente existem os católicos da “congregação cristã”. Sou um deles. Congrego na Igreja Católica Apostólica Romana. Dentro dela faço parte de uma grande família: a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Sou congregado sim. Mas existem também os congregados marianos e outros mais. Somos todos deste Sacramento Universal de Comunhão… que é a Igreja Católica… que, aliás, significa Universal! Somos evangélicos, batistas, assembléia de Deus, pentecostais, protestantes, congregação cristã e universal. Somos Católicos do Reino de Deus… e um pouco mais, afinal, temos o Cristo todo para anunciar a todos. Somos discípulos-missionários. Ser católico é ser quase tudo o que os outros cristão são… e um pouco mais!

Agora é lei

Primeiro Parágrafo do Artigo 11 do Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil:
.
“O ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, em conformidade com a Constituição e as outras leis vigentes, sem qualquer forma de discriminação”.

O Saleiro


Esse saleiro, de pequenas dimensões, foi introduzido na coleção de Luis XIV, grande apreciador de pedras preciosas, entre 1681 e 1684. É das raras peças do século XV que conserva sua estrutura original e que fez parte da coleção do Rei Sol.
.
Na Idade Média, os saleiros eram as primeiras peças colocadas na mesa. Tinham um papel privilegiado e complexo, ligado à simbologia religiosa do sal. Com efeito, o sal representava a Aliança de Deus com seu povo e o saleiro representava a presença do divino nas refeições.
.
Frequentemente tinham a forma de um fruto em gomos e a qualidade do saleiro devia estar em harmonia com a importância do conteúdo. Os saleiros que conhecemos dessa época eram todos muito ricos, como testemunha essa peça do acervo do Louvre. Os mais preciosos eram apanágio dos reis. De tal forma ficaram cada vez mais belos e valiosos, que passaram a ser os marcadores dos lugares de honra nas mesas.
.
Sabemos quando Luis XIV adquiriu o saleiro, mas infelizmente não se sabe de quem, quem era a pessoa cujas iniciais está repetidas nove vezes na base do saleiro: três vezes em esmalte negro e marrom, seis vezes em ouro rendado. Os infantes no pilar que sustenta a taça são esmaltados em cor da pele. Muitas pérolas ornamentam o saleiro. A base, em ouro trabalhado ou filigranado, é inteiramente gótica, com suas gárgulas, pequenas torres e arcadas.
.
Medidas: altura, 10,3 cm; diâmetro, 4,9 cm; espessura da ágata, 0,35cm; diâmetro da base, 7,8 cm.
.
Acervo Museu do Louvre, Paris
Fontes -
Museu do Louvre - Via Blog de Noblat

quarta-feira, agosto 26, 2009

Gerente de boca, alto escalão, seguranças...

Entenda como funciona o esquema do tráfico numa favela. Acesse o infográfico por aqui.

Outra constatação...

Segundo pesquisa publicada no site britânico Thelondonpaper, mais de 3/4 dos britânicos entrevistados admitiu ter enviado torpedo quando estava sentado no trono, enquanto 33% confessaram ter conversado ao telefone na mesma situação. Outros 7% disseram que sempre navegam na internet quando estão na solidão do toalete.

"Je suis fermer ici. Est ce possible moi la porte ouvrir?"

Foi o que escreveu uma turista britânica em um bilhete afixado na porta de um suposto hotel. A confusão teve início quando a turista tentou reservar um quarto no “hôtel de ville”, localizado na cidade de Dannemarie (França).
.
Só que “hôtel de ville” é termo francês para designar a sede do poder municipal. A viajante saiu à procura de um quarto onde pudesse passar a noite. Ao avistar o prédio imponente com uma placa dizendo “hôtel de ville”, a turista, que pensou que o local fosse realmente um hotel, entrou e, antes de fazer o check in na recepção, decidiu usar o banheiro. Nesse ínterim, funcionários da prefeitura que terminavam uma reunião saíram do prédio e trancaram a porta. O desfecho do episódio foi através de um pedestre que notou o bilhete.
.
Em tempo, a tradução do bilhete é:
.
"Eu estou perto aqui. É possível abrir a porta para mim?"

Procura-se!


Este pode ter sido o último registro do cantor e compositor Belchior em público. Foi no dia 14 de março deste ano, no Porto da Barra, durante o projeto "Espicha Verão" da Bahiatursa. Na foto acima ele está entre o secretário estadual de Turismo Domingos Leonelli e da atriz Gesse Gessy (ex-mulher de Vinicius de Moraes) na homenagem ao poeta.
.
“É a primeira vez que venho ao evento, já dei uma volta por aí e está simplesmente extraordinário! Ver a beleza desse lugar, que é adequado a homenagem feita a Vinícius de Moraes, é maravilhoso!”, disse na ocasião Belchior, que desde então não foi mais encontrado.

"Ó paqui, ó!" - Alerta geral


.
O Bahia Preciosa denuncia:
.
Há muito tempo que as 14 Câmeras de Segurança do Pelourinho, monitoradas pelo 18º Batalhão da Policia Militar da Bahia, não funcionam!

terça-feira, agosto 25, 2009

Uma constatação...


A grande maioria dos homens que frequentam sanitários nos shoppings não lava as mãos.
.
A maioria não usa sabonete.
.
Uma boa parcela destes não enxuga as mãos.
.
E pensar que muitos vão às praças de alimentação depois... Argh!

segunda-feira, agosto 24, 2009

"A gente não quer só comida"


.
Numa cidade carente de espaços públicos para shows e eventos como feira de artezanatos, a área da Praia de Ondina, hoje sem qualquer utilização, seria uma grande alternativa. Os hotéis da região poderiam adotar esse espaço (sem custo para a prefeitura) e propiciar à população e aos seus hóspedes lazer e entretenimento tendo a praia como cenário.
.
Esse lugar nos anos 80 era ocupado pelo "Circo Troca de Segredos". Além da apresentação de peças teatrais e orquestras, cantores em início de carreira como Luis Caldas e Magareth Menezes, vários artistas da MPB como João Bosco e grupos de rock (Blitz, Legião Urbana e Titãs) emprestaram seus talentos para um público ávido por diversão e arte.
.
Isso ainda é possível. É só querer realizar.

domingo, agosto 23, 2009

Porto da Barra à noite


.
Foi neste domingo. Após assitir uma bela Missa com o Pe. Rosivaldo esse blogueiro foi contemplar a natureza.

Esporte em baixa

Chama a atenção o desempenho pífio dos atletas brasileiros no mundial. Tanto individual quanto em equipe. O que será que acontece?

Hóstia só na mão

A Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recomendou que os padres de todo o Brasil, ao fazerem a comunhão nas missas em igrejas, não dêem as hóstias diretamente na boca dos fiéis católicos devido aos riscos de contrair a Gripe A. As orientações também incluem que não haja o abraço da paz ao final das celebrações e nem também que os fiéis dêem as mãos durante o culto.
.
Fé em Deus!

sábado, agosto 22, 2009

"A lei é para consagrados e não consagrados"


Utilizando a Lei Rouanet, o ex-ministro Gilberto Gil conseguiu R$ 445.362,50. A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic) aprovou captação. O pedido foi feito através da sua empresa, a Gege Produções Artísticas.
.
Caetano também já havia obtido um incentivo de R$ 1,7 milhão para a turnê do CD 'Zii e Zie', seu último disco.
.
Ivete Sangalo é outra artista que conseguiu dinheiro público para seus shows através da Lei Rouanet.
.
Segundo o ministro da Cultura, Juca Ferreira, "A lei é para consagrados e não consagrados".
.
Tá bom... O benefício recebido por esses artistas é legal, é dentro da lei, mas, cá pra nós, é imoral. No mínimo.

Direto do túnel do tempo...


.
Há 100 anos o Estadão publicava o anúncio acima. A coisa é antiga.

Vai encarar?

Os ingressos para partida da Seleção Brasileira contra o Chile, marcado para o dia 9 de setembro, em Pituaçu, serão comercializados a R$ 100 e R$ 250.
.
Você vai?

sexta-feira, agosto 21, 2009

Taí uma boa dica...


.
Um local agradável longe do burburinho dos bares de final de semana, com bons tira-gostos e pra completar um quarteto tocando músicas dos Beatles embaixo de uma árvore. Vale a pena conferir. É o Boteco da Graça. Eu fui.

Lembra do Cine Itaigara?


.
Pois é... Não existe mais.

quinta-feira, agosto 20, 2009

Academia para idosos em praça pública

Bem que poderia ser aqui, não é? Mas é no Rio de Janeiro. Mais precisamente em Copacabana. A prefeitura de lá inaugurou uma ATI - Academia da Terceira Idade. O detalhe é que funciona em pleno espaço público.
.
A iniciativa além de prevenir ou minimizar os efeitos de diversas doenças, especialmente as de natureza cardiovascular, também ajuda a reduzir os gastos com remédios e tratamentos, tanto para os próprios idosos quanto para a rede pública de saúde.
.
Segundo informações de O Dia, a ATI é composta por 10 módulos de aparelhos, que em conjunto trabalham a elasticidade, a resistência e também a capacidade aeróbica do praticante, que terá a orientação de um profissional de Educação Física contratado pela Prefeitura.
.
Copia, João Henrique!

Isso é grave

A Associação Brasileira de Bancos de Sangue descobriu que um homem de Goiânia, de 39 anos e doador recorrente (ele já fez nove doações), que teve seu exame de sangue aprovado pelo exame Elisa, atual teste adotado pelo governo brasileiro para análise do sangue nos hemocentros públicos, foi reprovado pelo Teste de Ácido Nucléico (NAT).
.
O doador estava contaminado com o vírus HIV.
.
Informações de Ana Cláudia Guimarães - Blog de Ancelmo Gois

quarta-feira, agosto 19, 2009

Boa!

O Festival do Inverno da Bahia pode não acontecer. O MPE pediu a suspensão do evento, programado para acontecer no período de 21 a 23 de agosto em Vitória da Conquista, sob a alegação de "risco provável de contágio por Gripe A".
.
Corretíssimo. A mesma medida deveria ser aplicada preventivamente também ao carnaval.

Caberia no Pelourinho?


A foto acima é do elétrico 28. Essa capsula amareinha é utilizada nas ladeiras íngremes e nas ruas estreitas de Portugal. Segundo Daniel Escobar do site comboiolisboa.com, "Optar por passeio no 28 significa não só conhecer a cidade rapidamente, mas também uma oportunidade de misturar-se ao dia-a-dia dos lisboetas".
.
Pergunto: Caberia no Pelourinho?
.
Entendo que poderia ser um similar. Atrairia visitantes idosos e deficientes que são impossibilitados de andar pelos paralelepídeos do Centro Histórico.

Igreja Universal é a bola de vez do "Ó paí, ó!"

Informações publicadas pela coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo, dão conta de que a Globo vai lançar mão também de seu conteúdo artístico para criticar a conduta dos pastores da igreja Universal do Reino de Deus.
.
Segundo a coluna, na nova temporada de Ó Paí, Ó, o personagem vivido por Matheus Nachtergaele será um pastor que desvia dízimos de evangélicos em seu benefício.

Começou a circular o expresso...

"Uai! Claro que existe possibilidade de dizer sim. Existe possibilidade de dizer não, existe possibilidade de tudo".
.
por Gilberto Gil, comentando sobre um possível convite de Marina Silva para ser o seu vice nas eleições presidenciais.

terça-feira, agosto 18, 2009


É a campanha do Ministério da Saúde para prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Entre as novidades está um site de cartões virtuais que permite que o usuário avise parceiros sexuais sobre possíveis DSTs.

No site www.aids.gov.br/muitoprazer, o internauta poderá enviar postais - anônimos ou identificados - para contar ao parceiro sobre uma possível infecção.
De acordo com os dados do Ministério, cerca de 10 milhões de brasileiros já tiveram alguma doença sexualmente transmissível. A maioria é de homens, 6,6 milhões. As mulheres somam 3,7 milhões.
.
Com informações do G1

Michelle Obama mostró las piernas y disparó la polémica

La primera dama regresó de unas breves vacaciones junto a la familia presidencial donde se mostró vistiendo shorts.
.

El sitio HuffingtonPost.com lanzó una encuesta para saber si está bien que se muestre así.
En su página, el medio se pregunta: "¿Se imaginan a Laura Bush o a Patricia Nixon en shorts?". Y agrega: "Sin duda, Michelle tiene hermosas piernas, pero, ¿es apropiado que en su papel (de primera dama) las deje ver tanto?".
.
Fonte: Clarín

Salvador, uma cidade emporcalhada





.
Hoje apareceram novos "anúncios" nos postes da Pituba. Se a prefeitura quisesse puniria esses infratores... Se quisesse.

Se faltar o abridor...

Use um papel.
.
Incrível, mas com habilidade você abre uma cerveja...
.
Veja aqui!

segunda-feira, agosto 17, 2009

Imagem do dia


Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

"Ó palá, ó"! - Isso caberia à prefeitura... Ou não? - Parte II




.
Tudo isso acontece na área próxima à citada na matéria anterior, quase em frente à Petrobrás. Isso é porque a região do Itaigara é nobre... Imagine se não fosse!?

Dependência financeira

De acordo com um estudo da Universidade de Massachusetts, 80% das notas de Real em circulação têm resquícios de cocaína.
.
Tá explicado...

domingo, agosto 16, 2009

Frase do dia

"Os políticos as as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão".
.
Contribuição do leitor Maurício Aguiar

sábado, agosto 15, 2009

Entre mortos e feridos, todos salvos

“Desde maio estou com este processo em mãos, justamente para evitar a pressão externa sobre os acusados. O que constatei foi que não houve indícios de negligência dos dois réus e, por isso, esta foi a decisão”.
.
por José Reginaldo Nogueira, juiz criminal, que julgou o processo iniciado em março do ano passado sobre a tragédia ocorrida no estádio da Fonte Nova em dia 25 de novembro de 2007, quando sete torcedores morreram devido à ruptura de um degrau da arquibancada, no jogo entre Bahia e Vila Nova. Raimundo Nonato Tavares da Silva, o Bobô, diretor-geral da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb) e o engenheiro Nilo dos Santos Júnior, ex-diretor de operações da autarquia, acusados pelo Ministério Público de homicídio culposo, foram absolvidos, nesta sexta-feira, 14, na 10ª Vara Crime de Salvador.

A Record contra ataca, mas não se explica

Mais de R$ 10 milhões da Igreja Universal apreendidos há quatro anos pela Polícia Federal seguem até hoje em custódia da Justiça. O valor não foi liberado porque os representantes da igreja não convenceram juízes e tribunais de que a origem do dinheiro é lícita. (Informações do G1)

Mosquitos chegam com turistas...

O ecossistema ímpar das ilhas Galápagos está ameaçado pela chegada de mosquitos transmissores de doenças em aviões e barcos turísticos.
.
Especialistas temem que a difusão do pernilongo Culex quinquefasciatus tenha no arquipélago equatoriano o mesmo efeito devastador que teve no final do século 19 no Havaí, quando doenças transmitidas por esse mosquito mataram muitas espécies nativas de aves.
.
O pernilongo Culex transmite doenças como malária aviária, varíola aviária e febre do Oeste do Nilo. No caso do Havaí, o inseto chegou em barris de água de navios baleeiros, devastando a fauna local.
.
O governo do Equador recentemente passou a exigir o uso de inseticidas em aviões com destino às ilhas, mas os cientistas dizem que a eficácia do método não está sendo monitorada e que as regras não se aplicam a navios cargueiros.
.
Ratos, porcos selvagens, moscas e plantas exóticas também já colonizaram o arquipelago, que fica a quase mil quilômetros da costa sul-americana.
.
Informações da Reuters

Guerra televisiva

A Record contra ataca, mas não se explica...

sexta-feira, agosto 14, 2009

"Product placement"

É assim que a Globo caracteriza o espaço ocupado pelo Kia Soul, novo carro da montadora, no programa "Auto Esporte" do último domingo.
.
A Kia do Brasil, que pagou à emissora R$ 300 mil pela reportagem de quatro minutos e trinta e cinco segundos, chama isso de "publieditorial".
.
Pois é...

Se lembra do "vôo da muamba"?

Foi em 1994. Logo após a conquista do título mundial. Naquela ocasião, a delegação brasileira de futebol e seus convidados retornaram ao Brasil trazendo 17 toneladas de produtos importados.
.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, teria condicionado o desfile dos jogadores à liberação das mercadorias. Em seguida, as mercadorias foram liberadas sem qualquer controle da Receita. Foi o "vôo da muamba".
.
Passados 15 anos, o Ministério Público Federal ajuizou a ação de responsabilidade pela prática de atos de improbidade administrativa.
.
Segundo informações do jornalista Juca Kfouri, a Vigésima Segunda Vara Federal do Rio de Janeiro condenou o presidente da CBF à suspensão de seus direitos políticos por três anos, devido a prejuízos causados aos cofres públicos em razão da liberação das bagagens dos jogadores da seleção brasileira de futebol, sem o desembaraço aduaneiro. O dirigente esportivo também está proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos.

quinta-feira, agosto 13, 2009

Pobre Alagoas...

Dia 20 acontecerá a eleição do próximo imortal na Academia Alagoana de Letras. A cadeira 20 será ocupada por alguém cujo o único livro escrito até então não foi publicado. Trata-se do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Pobre Alagoas...

Guerra na tela

A Globo ataca e a Record contra ataca.

Todo o cuidado é pouco

Aconteceu em um local movimentado. No Shopping Iguatemi. No momento em que a vítima pensou estar segura. No exato momento em que estava colocando a filha numa cadeirinha no banco de trás do carro.
.
Poderia ter acontecido com qualquer pessoa, principalmente por ser mulher. Faltou o grito? Reação? Só Deus sabe o que pode passar na mente de quem é ameaçada por um estuprador e com uma filha ao lado...
.
Segundo policiais que investigam o caso, todos os crimes cometidos pelo acusado tinham um perfil traçado: as vítimas eram mulheres, que eram surpreendidas em locais públicos, com grande circulação de pessoas e eram levadas para ambientes desertos. Todo o cuidado é pouco.
.
Um vídeo mostra a abordagem do acusado à vítima. Aqui.

¿Una invasión imperialista o el freno de una limpieza étnica?

Los embajadores ruso y georgiano en España muestran sus posturas encontradas en el primer aniversario del conflicto en Georgia.
.
Un año después del conflicto entre Rusia y Georgia, las posturas entre ambos están lejos de acercarse. Para los georgianos, el vecino de al lado realizó una "invasión" en su territorio similar a las que hacía el imperio soviético; mientras, los rusos defienden que su actuación se debió al último recurso para evitar una limpieza étnica en Abjazia y Osetia del Sur. Así lo han explicado los máximos representantes en España de Georgia y la Federación Rusa, que han participado en sendas entrevistas digitales en ELPAÍS.com coincidiendo con el primer aniversario de la contienda.
.
De una parte, el encargado de Negocios de la embajada rusa y embajador en funciones, Alexander V. Surikov, para quien "el señor Saakashvili [presidente de Georgia] fusiló su integridad territorial"; de otra, el embajador de Georgia, Zurab Pololikashvili, quien opina que "los políticos rusos sueñan restablecer el imperio soviético". Con sus preguntas, los internautas han podido conocer más de cerca qué opinan los gobiernos de ambos países ante dichas tensiones. Más aquí...

quarta-feira, agosto 12, 2009

Gopal para deputado estadual


É isso mesmo. Segundo informações do Extra Online, o ator André Gonçalves, que vive o indiano Gopal de Caminho das Índias, pretende se candidatar a deputado estadual nas próximas eleições no Rio de Janeiro.

Globo x Record

Lá vem chumbo! Hoje à noite, às 19h45, o Jornal da Record apresentará um dossiê completo sobre a Rede Globo.

A Basf e a suástica

Símbolos nazistas foram encontrados em pichações na orla, Avenida Ogunjá e Cidade Baixa. A suástica foi introduzida na frase: “A Basf não esquece seu passado”.
.
Segundo informações da Tribuna da Bahia, a diretoria da Basf – empresa química alemã, instalada no Polo Petroquímico de Camaçari – acredita que o ato tenha partido de integrantes do Sindicato dos Químicos Petroleiros (Sindquimica), em oposição a medidas adotadas pela empresa, que reduziu a jornada de trabalho e o salário dos funcionários, em decorrência da crise financeira.
.
Para o advogado criminalista Antonio Glorisman, o ato pode ser considerado crime de discriminação, na medida em que o símbolo nazista, associado à Basf, enquadra a empresa como uma instituição autoritária e até mesmo criminosa. “É uma afirmação muito grave, pois ninguém quer o seu nome associado a nazismo, que foi um desastre para a humanidade”, destaca.
.
O uso da suástica era associado pelos teóricos nazistas à hipótese da descendência cultural ariana dos alemães. Seguindo a teoria da invasão ariana da Índia, reivindicavam os nazistas que os primeiros arianos naquele país introduziram o símbolo, que foi incorporado nas tradições védicas, sendo a suástica o símbolo protótipo dos invasores brancos. Também acreditavam que o sistema de castas hindu tinha sido um meio criado para se evitar a mistura racial. (Informações de Roberta Cerqueira)

A Universal na mira

A Folha informa que, segundo dados da Receita Federal, a Universal arrecada cerca de R$ 1,4 bilhão por ano em dízimos. Somando-se as transferências atípicas e os depósitos bancários em espécie feitos por pessoas ligadas à Universal, o volume financeiro da igreja entre 2001 e 2008 foi de cerca de R$ 8 bilhões, segundo informações do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), órgão do Ministério da Fazenda que combate a lavagem de dinheiro.

Operadoras na berlinda

Nova avaliação da Agência Nacional de Saúde (ANS) realizada este ano coloca pelo menos nove operadoras baianas de planos de saúde médicos e odontológicos na berlinda. Elas apresentaram os piores resultados no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) e passam a ser objeto de fiscalização minuciosa do órgão federal. (Informações do Correio)
.
Confira as piores notas:
.
ALBA - SERVIÇOS E PLANOS DE SAÚDE LTDA
CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS EMPREGADOS DO BANEB
CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO ESTADO DA BAHIA
SUZANO BAHIA SUL PAPEL CELULOSE S.A.
UNIMED DE PAULO AFONSO - COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO
UNIMED SENHOR DO BONFIM - COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO
IRMANDADE DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VALENÇA
ILHÉUS-MED OPERADORA DE PLANOS DE SAÚDE - VIDAMEDI
SEMEV - SERVIÇO MÉDICO DE VITÓRIA DA CONQUISTA S/C LTDA.

terça-feira, agosto 11, 2009

Turismo radical é isso aqui!

por Alex Ferraz (Via Tribuna da Bahia)
.
lRádios, principalmente, e mídia em geral têm dado intensa e ufanista repercussão, nos últimos dois dias, ao fato de a revista “National Geographic Adventure” ter escolhido o Brasil como um dos principais roteiros do turismo de aventura do mundo. Estaria aqui o palco ideal para a prática de esportes radicais, por exemplo. Concordo com o ufanismo. E vou além: creio que deveríamos ser o primeiríssimo no mundo em turismo de aventura. Começa que desembarcar no Brasil e sair do aeroporto, seja no Rio, em Salvador ou em Recife, para citar apenas três capitais, já é uma atitude radical, de alto risco. Daí que o turista, de qualquer sexo ou idade, partirá para provas como escalada de morros de favelas do Rio, maratona pelas linhas Vermelha e Amarela com obstáculos de tiroteio entre traficantes; corrida de revezamento com, a passagem de câmeras fotográficas e filmadoras de mão em mão entre assaltantes em diversos bairros turísticos de Salvador; enfrentamento de balas perdidas resultantes de tiroteios da Polícia ou dos bandidos, e rali no trânsito a bordo de um táxi dirigido loucamente, além de provas mais amenas como 100 metros rasos para fugir de sacizeiros no Centro da capital baiana ou salto com vara para transpor os buracos da estrada que liga Bom Despacho ao restante da Ilha.
.
Enfim, para quem quer o turismo de aventura, aquela viagem durante a qual surpresas terríveis podem aparecer e tudo que se faz envolve risco radical, somos, realmente, o melhor destino do mundo!

Silvão jogou duro...

Antônio da Silva, o Silvão, ex-segurança da apresentadora Xuxa Meneguel conseguiu na justiça um acordo que lhe renderá R$ 1,4 milhão. Ele reivindicou na Justiça horas extras e demais direitos trabalhistas pelo tempo que trabalhou para a apresentadora.
.
Silvão iniciou seu trabalho na empresa de Xuxa em agosto de 1988, mas foi admitido oficialmente em janeiro de 1989, quando sua carteira de trabalho foi assinada. Ele foi contratado para fazer a segurança da apresentadora em suas residências e locais de trabalho, onde quer que se encontrasse, e também das paquitas e paquitos e demais empregados e/ou convidados da artista.Segundo informações do Cunsultor Jurídico, o segurança alegou que a jornada que deveria cumprir era das 9h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados. No entanto, cumpria jornadas diversas, que incluíam oficialmente escalas de 24x24.
.
Ainda no processo, Silvão diz, que após passar mais de 30 dias na cidade de Nova York (EUA), devido a problemas de saúde da apresentadora, ele adquiriu gastrite, em função de seu trabalho. Quando retornou, ficou direto no sítio de Xuxa, cuidando de sua segurança, por 15 dias consecutivos, sem ir para casa. Após o Carnaval de 1994, quando fez a segurança da loira, foi demitido por se recusar a voltar ao trabalho, para cobrir a falta de um colega, pois estava sob cuidados médicos e não poderia voltar aos Estados Unidos.

segunda-feira, agosto 10, 2009

Se ligue!

Em Salvador (BA), é proibido fumar em locais fechados há pouco mais de uma semana, quando a lei antifumo municipal foi regulamentada.
Diferentemente do ocorrido em outros Estados, a aprovação do texto não encontrou resistência dos proprietários de bares, restaurantes e hotéis.
.
Segundo informações da Tribuna da Bahia, as multas e sanções ainda não foram estabelecidas pela prefeitura - o prazo de regulamentação se esgotou antes que houvesse uma definição sobre as penalidades. Elas devem ser definidas nos próximos quatro meses, prazo dado aos estabelecimentos para se adaptarem às novas regras.

Xixi no banho

Um vídeo da Ong SOS Mata Atlântica reforça a campanha e alerta que cada vez que a pessoa troca o vaso sanitário pelo boxe economiza 12 litros de água potável.
.
Assista aqui.

Fale sério...

Aquela corrida de Stock Car é muito chata. Não vejo quando começa e quando termina penso que está no meio... E aquela parada para abastecimento? Totalmente sem emoção. Pior que isso só a reação do Cacá Bueno ainda dentro do carro. E eu pensava que a Fórmula Indy era monótona...

domingo, agosto 09, 2009

Gente Fina...

Gente fina é aquela que é tão especial que a gente nem percebe se é gorda, magra, velha, moça, loira, morena, alta ou baixa. Ela é gente fina, ou seja, está acima de qualquer classificação.
Todos a querem por perto.
Tem um astral leve, mas sabe aprofundar as questões, quando necessário. É simpática, mas não bobalhona. É uma pessoa direita, mas não escravizada pelos certos e errados: sabe transgredir sem agredir.
Gente fina é aquela que é generosa, mas não banana.
Te ajuda, mas permite que você cresça sozinho.
Gente fina diz mais sim do que não, e faz isso naturalmente, não é para agradar.
Gente fina se sente confortável em qualquer ambiente: num boteco de beira de estrada e num castelo no interior da Escócia.
Gente fina não julga ninguém - tem opinião, apenas.
Um novo começo de era, com gente fina, elegante e sincera. O que mais se pode querer?
Gente fina não esnoba, não humilha, não trapaceia, não compete e, como o próprio nome diz, não engrossa.
Não veio ao mundo pra colocar areia no projeto dos outros.
Ela não pesa, mesmo sendo gorda, e não é leviana, mesmo sendo magra.
Gente fina é que tinha que virar tendência.
Porque, colocando na balança, é quem faz a diferença.
.

O Papa em sua casa

Uma câmera ligada à internet foi instalada na residência de veraneio do Papa Bento XVI, nos jardins do Castel Gandolfo. Agora já é possível acompanhar o pontífice em seus passeios. As imagens podem conferidas aqui.

Blitz é para quem não tem twitter‏

Internautas do Rio de Janeiro criaram uma conta no Twitter (@LeiSecaRj) só para divulgar a localização das blitzes. Não que as informações vazem dos órgãos envolvidos ou da Secretaria de Governo - que coordena a operação.
.
Segundo Informações do Extra Online, o microblog é alimentado pelos próprios seguidores. Quem passa por uma operação, manda um e-mail que, logo depois, é repassado pelo Twitter e por torpedo para os celulares dos outros seguidores.

sexta-feira, agosto 07, 2009

Impressionante!

Chegamos aos 122.000 acessos!
.
Ah, no Jornal do Cidadão
.
já estamos perto dos 123.000...
.
Valeu, gente!

quinta-feira, agosto 06, 2009

"Ó palá, ó"! - Isso caberia à prefeitura... Ou não? - Parte I

No cardápio: Strogonoff de Frango, Assado de Boi, Peixe Frito...
.
.
Escolhido o prato é hora de ir para a fila...

.
Na "cozinha" começam os preparativos...
.
Com o prato na bandeja...
.
É só procurar um lugar...

.
E aí traçar o rango...

.
Tem quem prefira levar a quentinha...

.
Mas quem fica quer a sobremesa, então...

.
As imagens acima foram registradas pelo Blog em uma das áreas mais caras de Salvador, onde o IPTU é altíssimo, onde existem grandes shoppings, hotéis, bancos, clínicas e consultórios médicos. Fica próximo ao Hotel Fiesta e ao Shopping no Itaigara.
.
Sabemos que a galera tem que se alimentar e que com 5 ou 6 reais, nessa área da cidade, é impossível. Só que temos que atentar para a questão da saúde pública, já que são alimentos expostos e não se sabe em que condições são produzidos e armazenados, além, é claro, da poluição visual. Isso caberia à prefeitura... Ou não? Senão daqui a algum tempo teremos que buscar a revitalização do Itaigara, instalação de subprefeitura, fiscais da Sesp, etc etc. Que o diga o Pelourinho.

Bom dia! Sorria! Se puder...

Segredo de vida longa
.
Um médico estava fazendo sua caminhada matinal quando viu uma velhinha sentada no degrau de sua varanda fumando um cigarro. Curioso ele perguntou:
"Não pude deixar de notar como a senhora parece feliz! Qual o seu segredo?"
"Eu fumo 10 cigarros por dia" ela respondeu. Antes de ir pra cama eu fumo um grande baseado. Fora isso, eu bebo uma garrafa de Jack Daniels toda semana e só como besteiras. Nos finais de semana, tomo pílulas, faço sexo e não faço nenhum exercício fisico".
O médico espantando:
"Isso é extraordinário! Quantos anos a senhora tem?"
.
"Trinta e quatro" ela respondeu !!!!!!!

quarta-feira, agosto 05, 2009

Entre mendigos e escombros...

Fonte Nova agoniza à espera da ressurreição em 2014
.
A justificativa faz lembrar a história do filho que rebate a ordem da mãe para arrumar a cama alegando que terá que desfazê-la no fim da noite. À espera da restauração para a Copa do Mundo de 2014, a Fonte Nova apodrece a olho nu. Interditada desde o dia 25 de novembro de 2007, quando sete torcedores perderam a vida na maior tragédia da história do futebol nacional.
.
Vítimas da tragédia de 2007 são lembradas com cruzes no local do acidente
.
O estádio Octávio Mangabeira é a imagem da melancolia e do abandono. O cenário se torna ainda mais depressivo se levado em conta as condições sub-humanas na qual vivem moradores de ruas abrigados nos arredores do local.
.
.
Mendigos construíram até barracos nas instalações da Fonte Nova
.
Com licitação aberta no segundo semestre desse ano pelo governo estadual, a expectativa é de que as obras para a construção da Arena Fonte Nova para a Copa de 2014 tenham início nos primeiros meses de 2010, com a demolição da estrutura atual. Entretanto, se o palco do futebol ao menos tem datas e perspectivas para que seja ressuscitado, a questão social que envolve o local esbarra em um conflito de interesses para que seja solucionada.
.
Responsável pela gestão do complexo esportivo, a Sudesb lava as mãos quando o assunto é a presença de mendigos no entorno da Fonte Nova.
.
Mendigo dorme em frente a uma das bilheterias da Fonte Nova. Moradores de rua tomaram conta do local
.
Mais do que a perda da Fonte Nova para a realização de eventos esportivos e culturais, a interdição afetou também atividades sociais que faziam parte da rotina do complexo. A escola estadual localizada no local, por exemplo, está desativada desde o dia da tragédia.
.
Matéria de Cahê Mota (Globo Esporte)
Contribuição para o blog: Grupo Ch.ama


terça-feira, agosto 04, 2009

"Ó paqui, ó!" - Contagem regressiva - Faltam 38 dias

O Centro Histórico está em movimento...
.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Fábio Mota, em frente ao Museu da Cidade, dando entrevista...
.

Guarda municipal e Fiscais à postos, compondo o cenário...
.

Beatriz Lima do Escritório de Representação (à direita) ultrapassando o carro do secretário de cultura Márcio Meirelles...
.

Por falar no secretário, o carro estava parado nas estreitas ruas do Pelô...
.

Assim como o mesmo, não se movimenta e dificulta o fluxo. Em tempo, mais à frente existe o estacionamento da secretaria, mas talvez seja muito esforço para o secretário.
.
O prefeito falou no domingo (2/8) que no máximo em 40 dias, a população da cidade terá um novo Centro Histórico, mais bonito e seguro.
.
Então, faltam 38 dias. Contagem regressiva, prefeito!

Quem disse que violão não fala?

Com vocês, Yamandú Costa!
.

E dá-lhe gripe suína!!!

"Queria entender porque a Infraero, Ministério da Saúde ou sei lá quem, nos fazem preencher 1 mega formulário de condições de saúde. E ninguém recolhe.
O passageiro fica como um babaca escrevendo milhares de respostas e quando desembarca, sobra com o formulário na mão. E dá-lhe gripe suína!!!".
.
por Luciano Huck, apresentador da Globo, retornando das férias (Europa e Buenos Aires) no aeroporto (via Twitter).

Frase do dia

“O estado nunca abandonou o Centro Histórico. A prefeitura é que até hoje não cumpriu seu papel. Resolveram acordar, pois são os únicos responsáveis pelos serviços públicos [iluminação, limpeza, cadastro de ambulantes e população de rua] e é isso que está deficitário na área”.
.
por Márcio Meirelles, o inapto secretário da Cultura do estado

Lei em vigor

Foi publicada no Diário Oficial 30/7, a Lei 12.007/2009 que obriga as empresas prestadoras de serviços públicos ou privados a emitir anualmente e enviar ao consumidor uma declaração de quitação de débitos. A Lei determina que a declaração de quitação anual seja encaminhada ao consumidor por ocasião do envio da fatura a vencer no mês de maio do ano seguinte ou no mês subsequente à completa quitação dos débitos do ano anterior ou dos anos anteriores, podendo ser emitida em espaço da própria fatura.
.
Informação de Velma Factum

segunda-feira, agosto 03, 2009

Um passeio pela Sarneylândia‏

Veja aqui...

"Ó paqui, ó!" - Quem pode salvar o Pelô?

Comerciantes - Sem poder, sem dinheiro, com vontade
Empresários - Sem poder, com algum dinheiro, com vontade
Governo Estadual - Com poder, com dinheiro, sem vontade
Governo Municipal - Com poder, com dinheiro, sem vontade
Ong´s - Sem poder, sem dinheiro, com alguma vontade
Moradores - Sem poder, sem dinheiro, com vontade
.
Com poder:
Governo Estadual
Governo Municipal
.
Com dinheiro:
Empresários
Governo Estadual
Governo Municipal
.
Com vontade:
Comerciantes
Empresários
Moradores
Ong´s
.
Qual desses grupos você acha que pode salvar o Pelourinho?
Com poder, Com dinheiro ou os Com vontade?
.
Se não for nenhum desses, forme o seu!

domingo, agosto 02, 2009

E João acordou...

“Tem uma hora que eu tenho que dizer ‘chega!’ Sou responsável pela cidade. Se tudo der certo, vamos inaugurar a subprefeitura em 15 dias no Pelourinho. O prefeito eleito quer trabalhar, e não pode por causa desses constantes conflitos de competências” .
.
Com essas palavras o prefeito João Henrique garantiu que, dentro de 30 a 40 dias, a população da cidade terá um novo Centro Histórico, mais bonito e seguro.
.
De acordo com ele, a decisão foi tomada na sexta-feira, após cobranças de artistas e comerciantes do Pelourinho.
.
Segundo informações do Correio da Bahia, João Henrique e o secretário municipal de Serviços Públicos, Fábio Mota, devem visitar o Museu da Cidade e a Casa do Benin, ambos localizados no Pelourinho, amanhã pela manhã, para verificar qual dos dois locais possui melhores condições de abrigar a subprefeitura. Ainda de acordo com o prefeito, será realizada uma votação para eleição do novo subprefeito, de preferência alguém da própria comunidade do Pelô.
.
Mais uma vez os ambulantes receberão um treinamento para qualificação. Desse jeito vão terminar sendo pós-graduados...
.
Hoje às 21:00hs tem (mais um) debate na TVE sobre o Centro Histórico.
.
Todos sabemos que existem interesses políticos por trás desse movimento. São as eleições no ano que vem. Vamos ver no que vai dar tudo isso.

sábado, agosto 01, 2009

"Panta Rei" - Tudo muda


É um trabalho impressionante dos monges budistas que fazem as mandalas de sal colorido. Feitas com o maior cuidado e com a maior dedicação, elas são desmanchadas logo depois de prontas para demonstrar a transitoriedade das coisas na vida, mesmo que elas exijam o maior esforço.
..
Assim é que nós devemos encarar o dia-a-dia. E sempre prontos para começar tudo de novo, se preciso for. Perca o referencial de vez em quando. Saia de sua região de conforto. Dê oportunidade ao imprevisível. Nada é mais certo do que a incerteza. As coisas têm o valor que nós damos a elas.
.
"Panta Rei" é uma expressão do pensador Heráclito, que significa TUDO MUDA (tudo flui, nada persiste) - e ele usava como metáfora filosófica pisar num rio, que um milésimo de segundo depois de pisado, já não era mais feito da mesma água.
.
Colaboração da leitora Velma Factum