quinta-feira, agosto 27, 2009

O Saleiro


Esse saleiro, de pequenas dimensões, foi introduzido na coleção de Luis XIV, grande apreciador de pedras preciosas, entre 1681 e 1684. É das raras peças do século XV que conserva sua estrutura original e que fez parte da coleção do Rei Sol.
.
Na Idade Média, os saleiros eram as primeiras peças colocadas na mesa. Tinham um papel privilegiado e complexo, ligado à simbologia religiosa do sal. Com efeito, o sal representava a Aliança de Deus com seu povo e o saleiro representava a presença do divino nas refeições.
.
Frequentemente tinham a forma de um fruto em gomos e a qualidade do saleiro devia estar em harmonia com a importância do conteúdo. Os saleiros que conhecemos dessa época eram todos muito ricos, como testemunha essa peça do acervo do Louvre. Os mais preciosos eram apanágio dos reis. De tal forma ficaram cada vez mais belos e valiosos, que passaram a ser os marcadores dos lugares de honra nas mesas.
.
Sabemos quando Luis XIV adquiriu o saleiro, mas infelizmente não se sabe de quem, quem era a pessoa cujas iniciais está repetidas nove vezes na base do saleiro: três vezes em esmalte negro e marrom, seis vezes em ouro rendado. Os infantes no pilar que sustenta a taça são esmaltados em cor da pele. Muitas pérolas ornamentam o saleiro. A base, em ouro trabalhado ou filigranado, é inteiramente gótica, com suas gárgulas, pequenas torres e arcadas.
.
Medidas: altura, 10,3 cm; diâmetro, 4,9 cm; espessura da ágata, 0,35cm; diâmetro da base, 7,8 cm.
.
Acervo Museu do Louvre, Paris
Fontes -
Museu do Louvre - Via Blog de Noblat

Nenhum comentário: