segunda-feira, abril 13, 2009

Revitalização da Faculdade de Medicina da Bahia - Antes tarde do que nunca

Em 2007 ocorreu o lançamento do Projeto de Restauração do Complexo Monumental da Faculdade com a assinatura de um protocolo de intenções entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Ministério da Cultura (Minc), Petrobras e Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão da UFBA (Fapex).

Foto: Jornal do Cidadão - Dez/2008
.
A Petrobrás disponibilizou recursos da ordem de R$ 3 milhões para o projeto de revitalização e as obras deveriam ter sido iniciadas no primeiro semestre de 2007.
Foto: Jornal do Cidadão - Dez/2008
.
Em 18 de Fevereiro de 2008, numa grande solenidade, quando foram comemorados os 200 anos de criação da primeira Faculdade de Medicina do país, com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o governador Jaques Wagner assinou um protocolo de intenções para a reforma arquitetônica das últimas instalações ainda não recuperadas. A conclusão das obras estava prevista para junho do mesmo ano.
.

Foto: Jornal do Cidadão - Dez/2008
.
Em Dezembro de 2008 visitei as instalações da Fameb (Faculdade de Medicina da Bahia) e fiz um relato com registro fotográfico. Está lá no JC.


Entrada para a Biblioteca - Foto: Jornal do Cidadão - Dez/2008
.
Agora, segundo informações do Correio da Bahia, o prédio que abrigou a primeira instituição de ensino superior do país, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em breve terá suas instalações abertas para acadêmicos como também à visitação pública.

Foto: Jornal do Cidadão - Dez/2008
.
A previsão é que, no início do segundo semestre deste ano, tanto o conjunto arquitetônico quanto os bens integrados da ala nobre da Famed estejam devidamente restaurados.
.

Foto: Jornal do Cidadão - Dez/2008
.

Vamos acreditar e aguardar. Antes tarde do que nunca.

Um comentário:

Anônimo disse...

PARABÉNS, precisamos revitalizar e conservar o nosso patrimônio público.
Mas, pelo amôr de Deus, vamos cumprir os prazos.
Já são mais de 25 anos que estão reformando esta Faculdade e milhões e milhões de Reais já foram gastos.
Esperamos que agora sai,afinal de contas somos brasileiros e acreditamos sempre.....
Olha o Metrô ai minha gente !!!