quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Hong Kong vs Brasil

Recentemente, saiu o "Índice de Liberdade Econômica de 2010", da Fundação Heritage em conjunto com o The Wall Street Journal, que mostra as economias mais livres do mundo. Em primeiro lugar, ficou Hong Kong.
.
Segundo a Fundação Heritage, Hong Kong é uma das economias mais prósperas do mundo "graças a um governo pequeno, baixos impostos e regulação relativamente fraca". Quanto à liberdade para novos negócios, o relatório diz que "a liberdade para começar, operar e fechar um negócio, no geral, é bem protegida pelo ambiente regulatório de Hong Kong.
.
Segundo o relatório, o ambiente regulatório no Brasil é tão pesado que, começar um negócio neste país leva mais de 3 vezes a média mundial, de 35 dias. Logo, demoraria, no mínimo, 105 dias para começar um negócio no Brasil, contra apenas 6 em Hong Kong. Para obter as licenças necessárias, o relatório diz que demora muito mais que a média mundial, de 218 dias.
.
O relatório afirma que a "presença do Estado em muitas áreas da economia é pesada, e a eficiência e qualidade dos serviços do governo continuam pobres, a despeito dos altos gastos governamentais em relação ao PIB. Outras barreiras à atividade empreendedora e à criação de empregos incluem uma pesada carga tributária, regulação ineficiente, o custo relativamente alto do crédito e um rígido mercado de trabalho. O sistema judicial continua vulnerável à influência política e corrupção".
.
Veja na íntegra aqui.

Nenhum comentário: