terça-feira, fevereiro 16, 2010

Carnaval pelo Mundo - Parte II

Em Binche
A 50 km da Bélgica, em Binche, cidade de 10 mil habitantes, acontece o melhor carnaval da região. .O carnaval de Binche tornou-se uma festa de 7 semanas. Na cidade não existem hotéis, os visitantes e turistas se hospedam em cidades vizinhas como Moris, que ficam a cerca de 16 quilômetros. Em Binche há o Museu Internacional do Carnaval e da Máscara, onde o carnavalesco brasileiro Joãozinho Trinta já fez uma Exposição.
.
Na Basiléia
Cidade suíça que fica na fronteira da França com a Alemanha, faz o maior carnaval do país, o Fasnacht que acontece nas segunda e terça feira seguintes à quarta-feira de cinzas. A festa começa na madrugada de segunda-feira com bandas, instrumentos de percussão e flautas. Todos se fantasiam, e usam máscaras com pequenas luzes nas cabeças, tocando músicas inusitadas. Quando ocorre o carnaval, é inverno. E a temperatura média na cidade é de 5 graus.
.
Em Bonn
Nessa importante cidade alemã, acontece o chamado carnaval das mulheres, o weiberfastnacht, uma tradição que vem desde o século XIX. Esse carnaval, único com essas características no mundo, teve início na pequena cidade de Benel, quando as lavadeiras criaram um movimento que pode ser considerado precursor da emancipação feminina. Em certo dia do ano as mulheres tinham liberdade de fazer tudo. Em 1824, a sofisticação do movimento chegou a tal grau que foi criado o comitê dos foliões femininos, ao qual o homem ficava subjugado.
.
Nova Orleans
Aqui acontece o maior carnaval norte-americano, o Mardi Grass. O termo Mardi Grass, termo que vem francês e significa terça-feira gorda, se iniciou quando negociantes fundaram o clube “The Mystick Krewe of Comus”, em 1857, na terça-feira de carnaval, e fizeram um desfile com monumentais carros alegóricos, tendo à frente negros com archotes. Na primeira década deste século formou-se o “Krewe of Rex” que desfilou para o Grão-Duque da Rússia. O monarca da festa é o Rei ZULÚ e ha uma mistura de ritmos de origem negra.

.
Informações do Site Mulher de Classe

Nenhum comentário: