terça-feira, março 31, 2009

"Ó paqui, ó!" - Sujeira no Pelô


Inaugurada em 1930, portanto a mais de 70 anos, a sorveteria A Cubana é um dos estabelecimentos comerciais mais tradicionais de Salvador. A unidade mais conhecida é a localizada no Elevador Lacerda. Inaugurada por Baltazar Moas, exilado cubano, a sorveteria sentiu o gosto amargo do comércio no Pelourinho. Fiscais da Codecon (Coordenadoria de Defesa do Consumidor) encontraram baratas, vasos sujos dentro de sua cozinha e 200 g de presunto que venciam nesta terça. Em função disso a sorveteria foi autuada.
.
A questão da falta de higiene é uma constante no Centro Histórico. O estabelecimento comercial citado tem responsabilidade, sim, mas é muito complicado para o comerciante manter seu estabelecimento imune diante do volume de lixo concentrado nas ruas do Pelourinho.
.
A coleta de lixo é realizada de maneira irregular e inconstante. Por total falta de uma atuação do poder público, a quantidade de delinquentes e pedintes no Centro Histórico aumenta a cada dia e com isso a proliferação de lixo espalhado é grande.
.
Agora, a desculpa apresentada pelo proprietário da sorveteria, Marcos Bouzas, ao A Tarde Online para a falta de higiene, foi lamentável.
"Eles (prefeitura) não têm nenhum programa para nos orientar. Não vêm antes para dar uma orientação e só vão multar as empresas". Comentou ainda sobre o nível dos seus funcionários: "É comum trabalharmos com uma mão-de-obra muito desqualificada”, disse o escorregadio proprietário. Quanta falta de profissionalismo...

6 comentários:

Anônimo disse...

Comentar o que? O jeito a fazer é ficar em casa. Sou do tempo do abafabanca...hehehe

um abraço,

Quaseanônimo

Anônimo disse...

E o governo ainda quis expichar o verão por lá. Não foi isso?

Clemente (Itabuna)

Já ia esquecendo de dar os parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Os comerciantes tem grande culpa. Não se movimentam e ficam esperando o verão para se submeter a pano de fundo dos governos estadual e municipal. São todos coninventes.

Adroaldo Ribeiro

Fabio Brito disse...

Olá Vinicius,

Vi que você ilustrou seu post utilizando uma foto nossa lá do Jeguiando (http://jeguiando.com).

Não temos nenhuma objeção em relação ao uso de nossas imagens, porém seria de bom tom que fosse citada a fonte da imagem com um link para o Jeguiando, como forma de reconhecimento do trabalho.

Atenciosamente,

Fábio

Anônimo disse...

Para mim, a Cubana é a melhor sorveteria da cidade. Eles fazem sorvetes com um sabor todo especial. Quanto as baratas etc...que me desculpe a cidade de salvador(que amo de coração) mas a cidade é infestada de baratas e quanto mais se mata mais aparecem! Se for por isto que estão falando da Cubana, fechem todos estabelecimentos comerciais de salvador pois não há um que nao tenha tenha baratas.
Alguem já pensou em melhorar a coleta de lixo por exemplo? Prestem mais atenção antes de falar dos outros!
Jurgen
jquatzbr@gmail.com

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e