quarta-feira, julho 28, 2010

Que feio, que frio! Que jornalismo é esse?

Hoje a temperatura caiu no Sudeste. A temperatura em algumas cidades ficou um pouco acima dos 0ºC. A paisagem mudou em Gramado para a alegria dos turistas. Isso quer dizer que um chocolate quente vai muito bem por essas bandas. É hora também de acender a lareira e, é claro, tomar aquele chimarrão. No Sul, mais especificamente em São Paulo, os termômetros marcaram 11ºC. Foi a noite mais fria do ano. É a hora do paulista usar os casacos de lã, curtir o friozinho e não se esquecer dos alimentos quentes.
.
É dessa forma que os telejornais informam sobre o clima no país. Não fazem nenhuma observação sobre os sem-tetos que moram nas calçadas e debaixo de pontes e principalmente sobre os idosos que sofrem muito com essas temperaturas baixas. Os sem agasalhos, então, nem existem.
.
Hoje fiquei indignado mais uma vez ao constatar como as emissoras instruem seus repórteres a comentarem sobre o clima. Parece que ninguém passa mal, que todos tem abrigo e que não existem quaisquer tipo de problemas físico e orgânico com as baixas temperaturas que estamos experimentando. O comentário é sempre voltado para dicas de roupas e a mudança da paisagem em determinada cidade. E só.
.
As "moças do tempo" sempre bem vestidas e aquecidas comemoram o clima de inverno como se a população pobre vivesse em outro planeta.
.
Que feio, que frio!

Nenhum comentário: